Como o Grupo Boticário está inovando ao incluir as necessidades de grupos de pessoas diversas em seu portfólio de produtos, colocando o cliente no centro da experiência. Entenda o caso!
Grupo Boticário Projeto em duas fases para inovação inclusiva no portfólio do Grupo Boticário
Fase 1: Redefinindo a Gestão de Portfólio de Inovação
Desafio
Como um dos maiores grupos de beleza, o Grupo Boticário nos trouxe um desafio: melhorar a experiência de compra e posicionamento dos produtos para os grupos de PcD, étnico racial, corpos diversos, comunidades LGBTQIAP+, pele madura, que frequentemente encontram barreiras ao buscar cosméticos. “Queremos resolver essa questão!”
Abordagem
A partir do Design to Value, definimos hipóteses e realizamos uma pesquisa extensa para entender profundamente as dores e necessidades dos consumidores. Foram realizadas imersões no campo e mapeadas tendências de mercado, resultando em 12 novos Atributos de Valor específicos.
Resultados
- 12 novas métricas para avaliação do portfólio
- 147 entrevistas realizadas
- Score de Diversidade & Inclusão aplicado ao portfólio, com monitoramento trimestral
Essa primeira fase resultou em uma estrutura de avaliação que coloca o cliente como centro do processo, promovendo uma comunicação mais representativa e produtos mais inclusivos.
Veja aqui outros cases da Inventta
Fase 2: Explorando o Território de Grupos de Pessoas Diversas para a Inovação
Após a primeira fase, o Grupo Boticário viu o potencial de aprofundar seu conhecimento sobre as necessidades de grupos minorizados. O objetivo agora era criar projetos de inovação que melhor atendessem esses públicos.
Desafio
Compreender as necessidades específicas de grupos minorizados em todo o Brasil e identificar oportunidades de inovação no portfólio.
Abordagem
Foram analisados mais de 20 artigos, entrevistas com 10 especialistas e mais de 140 entrevistas com consumidores e profissionais. A etapa final foi a Avaliação de Portfólio, com a criação de 12 Atributos de Diversidade e Inclusão (D&I) e análise de mais de 2.000 SKUs do Grupo Boticário.
Impacto Gerado
Ao final, a Inventta e o Grupo Boticário identificaram pontos de ação no portfólio, novas oportunidades de inovação e criaram um dashboard para monitorar o tema de Diversidade e Inclusão no portfólio, auxiliando o Grupo Boticário a tomar decisões estratégicas, de produto e de inovação com a lente de D&I.
Entregas:
- Mapas de jornada de grupos minorizados
- Insights estratégicos de mercado
- Atributos de diversidade e acessibilidade
- Dashboard e relatórios para estratégia de portfólio